close
avenida de mayo

A Avenida de Mayo é daqueles lugares que você pre-ci-sa visitar em uma ida a Buenos, é como Times Square para New York, sabe?! Ali foi onde a cidade começou, e é um dos pontos mais importantes de lá, com seus edifícios e casarões do final do século 19, e início do século 20, toda elegante, cosmopolita, e com aquele ar Europeu que tanto ficou conhecida.

Para vocês entenderem um pouquinho mais, na metade do século 19, em Paris o barão Haussmann fez uma grande reforma urbanística na capital Francesa, transformando as ruas com construções medievais em um cartão postal, e o prefeito de Buenos Aires, Alvear (sorry, não sei o primeiro nome dele, mas o importante é saber a história né?!) trouxe essa mesma ideia para a Argentina. Então em 25 de maio de 1884 as primeiras demolições iniciaram, substituindo as antigas construções coloniais pelo sonhado Boulevard Porteño, que foi concluído no dia 09 de Julho de 1894. Exatamente nas duas datas da Independência da Argentina. Amo coisas com significado, sabe?!

A Avenida de Mayo começa na Plaza de Mayo, onde fica a Casa Rosada e vai até o Congresso. São 2km de edifícios e casarões no melhor mosaico estilístico que só Buenos tem, aquela mistura boa e agradável aos olhos, de construções neoclássicas, art nouveau e até mesmo art déco. É daqueles lugares para andar olhando para cima sabe?! Aqui segue uma micro lista com alguns pontos imperdíveis numa das ruas mais lindas de Buenos!

Café Tortoni

Um dos maiores clássico de toda Buenos Aires eu diria, o Café Tortoni foi inaugurado em 1858 e ali foi ponto de encontro de inúmeros tangueiros, escritores e artistas porteños. Além disso é a cafeteria a mais tempo aberta na cidade, e conserva a decoração antiga, quase uma viagem no tempo entrar lá dentro. Eles não servem apenas itens de cafeteria, embora eu recomendaria o churros com chocolate de lá, imperdível. Mas há também pratos para almoço, jantar e até mesmo show de tango a noite. Só se preparem para pegar fila quase sempre tá?!

Palácio Barolo

Vocês precisam fazer esse passeio, é sério! Foi a melhor surpresa dessa última viagem. Além do edifício ser incrível e ter uma história impar, as guias fazem o passeio ser melhor ainda. Nós fomos com a Flor e ela foi maravilhosa, recomendo de verdade, nem vou me estender muito porque vai ter um post só sobre o Palácio Barolo, mas, o que eu posso dizer é que é imperdível. E tem a melhor vista do centro da cidade, vale a pena cada centavo!

Catedral Metropolitana

Ai meu coração por esse cantinho! Já disse para vocês que a fé é uma coisa que me encanta né?! Aquele lugar é surreal em beleza, e no que transmite também, sabe paz?! Tem muita paz lá, é um lugar bom de estar! Aproveita para fazer a Plaza de Mayo junto, ver a troca dos Granaderos.. Tem um post super completo aqui, contando tim-tim por tim-tim de lá. E tem vídeos no feed do Insta também, procura lá para ver, vale super a pena.

London City Café

Eu amo a relação que os porteños tem com os cafés, eles podem passar horas ali conversando, tomando um chá ou café, lendo um livro, ou até mesmo escrevendo um. A confiteria foi inaugurada nos anos 50, e sempre foi frequentada por artista e homens da politica. Foi lá que Julio Cortázar escreveu seu primeiro romance Los premios. Praticamente um monumento da literatura Argentina. E sabe o que mais?! Mantém os mesmo ares de quando abriu, outra viagem no tempo!

Claro, que esses são aqueles imperdíveis, que vocês vão encontrar em quase todos os guias ou pesquisas, mas existem vários outros cantinhos que já são tão clássicos quanto um passo de tango. Afinal o que torna o lugar tão único e encantador é a singularidade e essa misturinha latina com europeia. Vai por mim, você não vai encontrar essa mistura por ai. É como tentar comparar nossa Bahia a qualquer outro destino do mundo, não tem como, é único. Eu fui tão feliz dessa vez de poder ver a Avenida de Mayo todos os dias. É um dos meus cantinhos favoritos por lá, de verdade! A isso sem falar claro, do que dá inicio e fim a Avenida. A Casa Rosada e o Congresso, dois locais incríveis para se olhar. Amo a Casa Rosada, mas gosto mais da arquitetura do Congresso, sabe como?! haha Coloquem na listinha, e se deixem perder tempo olhando para cima e fotografando nesse lugar lindo! Vale a pena!! Beijos grandes!

Tags : avenida de mayobsasBuenosAirescafe tortonicafetortonicatedralmetropolitanamiamadabuenosairestrip
thuanynascimento

The author thuanynascimento

Leave a Response