close
Birdman

Ontem, com algum tempo de atraso, resolvi assistir Birdman. O filme tinha minha curiosidade por todas as criticas positivas que recebeu e também por todos os prêmios que conquistou no Oscar, incluindo melhor filme e melhor diretor de 2014. Mas como falei no inicio estou atrasado para escrever sobre o filme, então resolvi focar no personagem principal e sobre o que consegui entender sobre ele.

Birdman

O filme nos conta a historia de Riggan Thomson (Michael Keaton), um ator que há muito tempo não tem um papel de destaque no cinema. Onde seu ultimo trabalho bem sucedido foi interpretar o super-herói que da nome ao filme. E para recuperar seu prestigio ele resolve dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway.

Ai entramos no filme. Com uma jogada de câmera muito bem feita e muito interessante somos levados aos bastidores do teatro, enquanto a câmera persegue, literalmente, os personagens. O que é um grande trunfo do filme, outra coisa que chama bastante a atenção é que os personagens secundários são fundamentais no filme e muito bem interpretados.

E temos Riggan, que além de ter que lidar com toda a equipe da sua peça, tem que lidar com ele mesmo. O ator é frequentemente “visitado” pelo fantasma do seu antigo personagem: Birdman. Este que passa o filme culpando Riggan pelos seus fracassos e exigindo que ele volte a usar sua fantasia para voltar a ter prestigio de verdade. Esse fantasma derivado do subconsciente do ator cria ilusões muito reais tentando provar para Riggan que no fundo ele é super-herói de verdade e não um mero ator de teatro.

Além de seu antigo personagem, Riggan enfrenta a desconfiança da critica e a egocentricidade de atores mais novos e no auge da carreira como Mike Shiner (Edward Norton), que ele chama para peça com o intuito agradar o publico. Mas com base no seu próprio ego, ele resolve levar a peça adiante e num ultimo ato de desespero ele arranca aplausos de toda a plateia e a aclamação e admiração da critica.

O filme faz uma analogia (critica?) aos filmes de super-herói que hoje são supremacia no cinema. Isso fica bem claro em uma cena que uma repórter entrevistara Robert Downey Jr. sobre o sucesso do Homem de Ferro e os Vingadores. Outra analogia, essa sem querer ou não, é o fato de que o ultimo grande papel de Michael Keaton, antes de Birdman, foi interpretando o Batman vários anos atrás.

Aliás, quantos atores já “desapareceram” depois de prestigiados papeis?

Tags : birdmancinemacolunista

Leave a Response