close
Viagens

#conexãodiário: MALBA – Museu de Arte Latino Americana.

malba1

Tem muita gente que vira a cara quando se fala de museu né?! Mas posso dizer?! Independente de quantos você for, e em quantos lugares diferentes, eles nunca vão ser iguais. Cada um tem suas particularidades, suas obras e suas histórias. E pode parar com essa história de que museu é lugar de coisa velha e empoeirada.

malba1

O MALBA – Museu de Arte Latino Americana de Buenos Aires, é um dos mais importantes e talvez até mais famoso de Buenos. Lá encontram-se obras incríveis, dos maiores artistas que temos como Frida Kahlo ❤ por exemplo, ou mesmo a obra do Abaporu. Não interessa quantas vezes já tenha visto nas aulas de história da arte ou mesmo em um pesquisa do Google, nada se compara a ver pessoalmente.

malba2

No dia que fomos estava rolando uma exposição interativa da Yoko Ono #teambeatles intitulada Dream Come True, achei mais ou menos para ser sincera, algumas coisas se faziam perguntar porque estavam ali afinal, outras por outro lado eram bem bacanas e rendiam até boas fotos. Enfim, Yoko nunca foi uma pessoa que entendi muito bem, acho que a obra dela reflete isso em mim, sorry amigue.

malba3

O que nos fez passar mais tempo lá foi uma exposição sobre a ditadura, bem impactante por sinal. Não era muito grande mas, foi onde passamos mais tempo acredito. Tinha uma sala de projeção onde era possível acompanhar depoimentos, uma sala de áudio, onde sentamos e passamos muitos minutos ouvindo discursos dos lideres, existiam três ou quatros de brasileiros lá. E principalmente, uma coleção enorme e surreal de documentos contendo cada detalhe, carta trocada, cada instrução. Voltei de lá com algumas idéias diferentes sobre esse período, parece que no nosso país esse assunto parece ter sido camuflado. Teve muita coisa que nunca havia visto ou mesmo tenha tido conhecimento, é uma pena ter que sair do país para conhecer um período de nossa própria história que ainda tem muito que ser discutido.

O MALBA tem uma estrutura ótima, é muito bem localizado e as exposições super organizadas e fáceis de acompanhar. Ah, e fora o acervo deles que é realmente incrível. E isso vale para qualquer museu mundo afora, deixa um espacinho ai na sua programação e não deixe de ir, vai ser sempre diferente, sempre enriquecedor e você vai sempre trazer algo consigo, nem que seja uma boa lembrança do local. É um programa ótimo até para aquele dia de chuva vai..

(2018) Vindo diretamente do futuro atualizar esse post, haha. A bota e o casaco são os mesmo de dois anos atrás, por motivos de, qualidade e durabilidade #desculpinhaquela, hahaha. Dessa vez nosso foco era o acervo do museu, mas especificamente Frida Kahlo e o Abaporu.

O acervo não é tão grande, ocupa um andar do prédio apenas, mas sempre rolam mais duas exposições no espaço. Ou seja, se prepare para passar no mínimo uma horinha lá dentro, eu sempre acabo perdendo a noção do tempo em museus, acabo não sendo parâmetro, mas ficamos umas 2 ou 3 horas por lá.

O Abaporu não me surpreendeu muito, esperava mais #desculpaTarsila. Na outra vez que estive no museu o quadro estava emprestado para uma exposição no Rio de Janeiro. Gosto de Frida, sempre fui fã dos quadros dela, e dessa vez tive a oportunidade de ver uns tantos por lá. Preciso de dizer que amei?! haha Mas de verdade o que eu amei foi ver Portinari lá! Que obra gente, que maestria, virei fã! Se vocês forem não deixem de ver a obra dele, combinado?!

Quando fomos dessa vez haviam duas outras exposições rolando, uma em que, nem eu, nem a Larissa entendemos nada, então ignoramos, haha #sinceridades. E uma outra Mostra Fotográfica sobre o Peronismo. E essa me chamou atenção especial. É muito legal quando você pesquisa e descobre mais sobre a época em questão, sobre o que acontecia naquele momento. Mas eu sou completamente visual, e eu gosto do que a fotografia é capaz de explorar. É muito bom, poder ver as emoções e as reações dos que estavam naquele momento da história. Acho que nos tornamos capaz de entender melhor o que estava acontecendo ali. É muito legal ver cada expressão que foi guardada pelo tempo naquelas fotografias. Fora os lookinhos da época que eu me encantei, haha. Mas deu para entender melhor sabe?! Fez ganhar vida o que estava na minha cabeça desde os livros. Me fez situar na cidade também, sabe como?! Valeu suuper a pena, e recomendaria com certeza essa exposição.

Vale ir atualizando esse post a cada ida lá?! Porque não to querendo parar de fazer escala em Buenos de jeito nenhum, haha. Beijos Grandes!

MALBA: Av. Pres. Figueroa Alcorta 3415, Cdad. Autónoma de Buenos Aires, Argentina.

Tags : #conexãodiáriobsasBuenos Airesculturamalbamiamadabuenosaires
thuanynascimento

The author thuanynascimento

2 Comments

Leave a Response