close
Moda

Mary Quant – Rainha da minissaia, da moda jovem e da Swinging London

mary quant capa

Acredito que a melhor forma de definir Mary Quant seja afirmando que ela marcou a história da moda ao popularizar a minissaia e ao criar uma moda jovem, vibrante e acessível para as mulheres da época. E é claro, que não poderíamos deixar de reverencia-la por aqui também.

Nascida em fevereiro de 1930 em Londres, era filha de professores e não teve nenhum contato com a moda enquanto criança, no entanto, tinha o hábito de diminuir o cumprimento da saia na escola.

Na década de 1950, ela se formou em Artes na Goldsmiths College e ingressou na moda por meio de uma chapeleira, de quem foi aprendiz. E ao começar a criar suas próprias peças, inaugurou a Bazaar em 1955 no bairro de Chelsea, que na época estava em pleno crescimento.

A Bazaar, que vendia roupas e acessórios tornou-se rapidamente um ponto de encontro de jovens e artistas, atraindo até mesmo celebridades como Beatles, Rolling Stones, Brigitte Bardot e Audrey Hepburn. Entendeu a importância que ela tem para o mundo da moda? 😉 Se hoje Miley Cyrus fala sobre comprar suas próprias flores, para mostrar empoderamento, Mary seria capaz de plantar suas flores e montar seu próprio buquê.

Mary Quant foi conhecida, sobretudo, pelo comprimento mini que incluía em seus modelos de vestidos e saias curtíssimos, com linhas simples e cores vivas. Mas ela também ficou famosa pelos “shorts hot pants”, pelas capas de chuva de plástico e pelas maquiagens coloridas. “Acontece que minhas roupas combinam perfeitamente com a moda adolescente, com pop, bares e clubes de jazz”, comentou em “Quant by Quant”, sua autobiografia, publicada em 1965.

Vale afirmar que, Mary moldou uma nova era na moda. Ela enxergava o feminismo com pilares que davam à mulher liberdade de se divertir sem uma cartilha do que uma garota feminista deve ou não fazer. Tanto que, o Victoria & Albert Museum falou sobre ela: “É impossível superestimar a contribuição de Quant para a moda. Ela representou a alegre liberdade da moda dos anos 1960 e forneceu um novo modelo para as mulheres jovens. A moda hoje deve muito à sua visão pioneira”

Não à toa, o que sabemos sobre o movimento conhecido como Swinging Sixties ou Swinging London aconteceu em frente a porta da sua lendária loja. E os comprimentos minis e as cores tão vivas de Quant se tornaram um marco do movimento da efervescência cultural da juventude londrina dos anos 1960.

Infelizmente Mary Quant faleceu na semana passada aos 93 anos, mas para nós aqui da redação ela segue sendo uma das maiores estilista, e que mais nos inspira. Além de ser considerada uma das estilistas mais influentes do século XX, seu legado continua inspirando designers de moda em todo o mundo.

Tags : #anos60#bazaar#estilista#marcademoda#maryquant#minissaia
thuanynascimento

The author thuanynascimento

Leave a Response