close
PensamentoSolto

Moda e autoestima – Será que o que você veste é tão crucial assim para o seu bem-estar?

becca-mchaffie-Fzde_6ITjkw-unsplash

Segundo uma pesquisa da OLX, 89% dos jovens da gen Z consideram a moda como um elemento crucial para sua autoestima. Mas será que a moda, por tantas vezes considerada como fútil, pode mesmo ter esse poder?


A moda tem uma função transformadora de não se limitar somente a peças soltas e combinações, relacionando-se com a personalidade de quem as veste. E isso tudo é facilmente percebido quando notamos o quanto uma roupa pode refletir diretamente no nosso humor, bem-estar e autoconfiança. 


Cada item que escolhemos vestir no dia, por mais simples ou hypados que sejam, influenciam em como nos enxergamos e na imagem que transmitimos. Eu tenho, por exemplo, o meu pijama conforto que é minha peça favorita para os dias que só quero uma xícara de chá e um filme bobinho. Da mesma forma que tenho o “vestido da Audrey”para os dias que quero me sentir clássica e certeira, o “vestido sexy”para as noites de date, a bota Pink para quando eu quero trazer um pouco mais de personalidade para o look e por aí vai… Posso afirmar, que cada uma dessas peças ajudam na minha autoestima, e tem força suficiente para mudar e moldar meu humor.

E não existe nada melhor do que se sentir confiante e seguro de si em qualquer situação, não é mesmo? Por isso, vale ressaltar que, a moda e a autoestima andam sempre interligadas! A capacidade de uma simples peça de roupa vai além de enaltecer um corpo ou ser mais um artigo que faz parte da rotina. Representando um poderoso comunicador que influencia as percepções de nós mesmos e dos outros, nossas escolhas de guarda-roupa têm sim várias repercussões psicológicas.


Ao selecionar um determinado conjunto de roupas, estamos transmitindo uma narrativa sobre quem somos e como queremos ser percebidos pelo mundo. Entretanto, é importante ressaltar que a autoestima não deve depender exclusivamente de como nos vestimos. 

Embora as roupas possam desempenhar um papel importante em nossa confiança e bem-estar, é preciso lembrar que a verdadeira autoestima vem de dentro. E aceitar e valorizar a si, independentemente da aparência externa, é fundamental para cultivar uma saúde mental saudável e uma autoestima duradoura.

Além disso, se vestir conforme a personalidade individual é o que realmente nos torna autênticos, com autoconhecimento e, consequentemente, com maior autoestima. 

Tags : #autoestima#genz#moda
thuanynascimento

The author thuanynascimento

Leave a Response