close
a torre negra
a torre negra

“O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás.” Assim começa a saga de Roland de Gilead em busca da Torre Negra e assim começa uma das maiores, se não a maior, historia de Stephen King.

Inspirado no poema épico “Childe Roland a Torre Negra Chegou” e em “O Senhor dos Anéis”, A Torre Negra nos conta a historia de Roland, o último pistoleiro de um mundo que seguiu adiante. Sendo que sua ultima missão, ou até a única coisa que lhe traz sentido a vida é alcançar a mítica Torre Negra. Fatos esses contados no primeiro livro da saga: “O Pistoleiro”.

Capa O Pistoleiro - Projeto economico submarino.ai

Torre essa que, segundo o próprio pistoleiro é o eixo do universo. Ela que mantem todos os mundos, quandos e aondes em ordem. Mas, algo esta acontecendo, algo esta destruindo a mesma, o que torna a missão de Roland ainda mais importante, já que, agora ele tem que correr contra o tempo para salva-la.

Mas é claro que não seria apenas seguir uma bussola e chegar ao destino. Muitos obstáculos são colocados à frente do pistoleiro e é ai que entram novos personagens pra atrasar a investida de Roland. Mas ele também não precisa seguir sozinho na sua busca e em seu caminho são colocados três personagens que junto com ele formaram seu novo “Ka-Tet”(que seria o conjunto de seres ligados pelo mesmo “Ka”). Estes apresentados no segundo livro: “A Escolha dos Três”.

 

a torre negra2

Neste segundo livro passamos a entender melhor os poderes da Torre e passamos a compreender a importância dos vários mundos dispostos em espaço-tempo divergentes. Além a ideia dos “multi-universos” colocada em pratica chegamos familiarizados também com o “Ka”( que é a grande roda que move todas as coisas e seres, como uma energia de vida) para o terceiro livro: “As terras Devastadas.”

 

a torre negra3

Nesta parte da historia somos apresentados a vários mundos e cidades distintas. Vemos de tecnologias avançadas à doenças raras e devastadoras. E também começamos a perceber como “Ka” esta agindo para o “Ka-Tet” do pistoleiro alcançar seu objetivo.

No quarto volume da saga: “Mago e Vidro”, Stephen King nos presenteia com a historia do passado do pistoleiro. Mas também não deixa de nos apresentar elementos cruciais para a continuidade da historia. Da mesma forma que personagens apresentados nessa parte da historia já haviam aparecido e/ou vão voltar a aparecer no caminho do “Ka-Tet” do pistoleiro.

 

Capa Mago e vidro - SUMA.ai

Em “Lobos de Calla”, quinto livro da serie, o “Ka-Tet” de Roland é levado pelo Feixe de Luz (que seriam os sustentadores da Torre) a uma cidade que precisa da ajuda dos mesmos. Eles aceitam ajudar a cidade, interessados em um objeto que pertence ao padre do local. Objeto esse, que mesmo sendo perigoso, é através dele que o pistoleiro e os seus, seguirão seu caminho até a Torre.

 

 

Capa Lobos de Calla - SUMA.ai

No próximo capitulo da historia: “A Canção de Susannah”, o grupo é separado por forças maiores, já que no livro anterior foi mostrado que o “Ka-Tet” iria precisar concluir dois objetivos para continuar a ter sucesso na busca pela Torre Negra. Ao fim deste livro somos apresentados a um novo personagem que pode ser crucial na historia.

a torre negra6

E com o fim da parte citada acima, vem o ultimo livro, intitulado: ”A Torre Negra”. Este livro que além de carregar o fardo de ser o conclusivo da serie, também é o maior em número de paginas e o que mais surpreende em minha opinião. Pelo fato de todos os conceitos e vertentes da historia terem sido explicados nos capítulos anteriores, sobrou pra este livro se aprofundar e se utilizar deles para concluir a saga de Roland de Gilead.

Como a historia é construída sobre o conceito de uma Torre que pode manipular o espaço-tempo o autor tem muita liberdade para misturar elementos da ficção e da realidade o que torna a saga muito interessante. E Stephen King soube trabalhar muito bem essa ideia, tanto que, ele próprio se torna uma parte importante na busca do pistoleiro.

Capa A Torre Negra - Projeto economico submarino.ai

 

 

Tags : a torrre negraliteraturalivrosstephen king

Leave a Response