close
10 mulheres que mudaram a moda

Eu amo o mês das mulheres! Siim, eu sei que os nossos meses, são todos! Mas acho super válido essa data comemorativa, não pelas rosas, bombons e afins, mas porque que eu acho que dá um gás no assunto. Faz com que a mídia aborde mais sobre o tema, o impulsiona a falarmos mais sobre o assunto, sabe como?! Para não passar esse mês em branco, e ajudar a difundir ainda mais sobre isso, eis m post só para esse dia. Afinal, no mundo da moda, temos um tantão de marcas, sendo dirigidas por homens, mas a verdade é que quem influência no fim, somos nós mulheres. Seja, despertando desejo de consumo, através do cinema por exemplo, como também, entendendo o que queremos e precisamos, e criando algo que nos faça desejar para ontem! Até porque ninguém entende uma mulher, como outra mulher, olha se não são lindas, e vem se inspirar, que inspiração nunca é demais!

  • Coco Chanel

“Para você ser insubstituível, você precisa ser diferente”. 

Acho essa mulher inspiração pura, junto com Frida Kahlo, elas formam minha dupla favorita de mulheres fortes e guerreiras. Chanel, foi fonte de inspiração durante e depois da vida, e foi imensamente batalhadora. Afinal em uma época onde a grande maioria das mulheres era sustentada por homens, ela venceu a pobreza, e se ergueu fortemente com seu trabalho, duro, diga-se de passagem, Chanel só não trabalhava aos domingos. Ela foi sem dúvidas, uma mulher a frente do seu tempo, livrou as mulheres das roupas apertadas, dos espartilhos e dos milhares dos frufrus da época. E nos deixou como herança, milhares de peças e referências, não tem como não se pensar em pérolas, no pretinho básico, nas listras e até mesmo nos tailleur sem pensar nela. Inspiração pura, assistam o filme, vale a pena, mesmo!

  • Mary Quant

“Eu quero criar novas maneiras de fazer roupas com novos materiais juntamente com acessórios modernos que mudam conforme o estilo de vida das pessoas”. 

Mary Quant para mim, é rainha da juventude. Ela representa tudo que a época necessitava naquele período de transição. Ela teve coragem, criatividade e viveu o momento. Acho que isso muitas vezes é o que realmente faz a diferença nas histórias das pessoas que fizeram grandes coisas. Mary Quant não apenas entendeu o que o mundo pedia naquele momento, como viveu, se impôs, criou e mudou concepções e ideias. Não foi apenas a mini saia, nem apenas a ideia do look tão marcante dos anos 60 que temos na cabeça. Foi a liberdade a garotas que estavam se redescobrindo e ganhando o mundo, exatamente quando o mesmo se transformava em um lugar jovem e cheio de vida. A juventude ganhou o mundo, e a mini saia da Mary Quant nossos corações, arrisco me a dizer que para todas as gerações!

  • Edith Head

“Suas roupas devem ser justas o suficiente para revelar que você é mulher, e soltas o necessário para mostrar que é uma lady.”

Para quem não conhece Edith Head foi uma grande figurinista da era de ouro do cinema. Ela ganhou 8 Oscar, e esteve por trás dos grandes clássicos, e dos looks mais marcantes da sétima arte. Entre eles meus favoritos Roman Holiday e Sabrina, com minha Audrey no papel principal. Sim, eu sei que a maioria das criações não são dos figurinista, mas ela desenvolveu e criou muitas peças também. E vamos e convenhamos que para montar um figurino ganhador de Oscar, precisava de um olhar muito treinado e perspicaz. Afinal, esses figurinos criaram desejos nas mulheres, ou melhor, criam até hoje, porque continuando babando e querendo usar aquele vestido do baile de Sabrina. E qualquer semelhança não é mera coincidência, a Edna, personagem dos incríveis, foi inspirada na Edith. Homenagem merecida, da Disney, a uma mulher de pulso firme, que representou muito bem o mundo da moda, e suas idéias.

  • Rainha Victoria

“Não estamos interessados, nas possibilidades de derrota.”

Em uma época em que não havia Instagram, nem Kardashians, quem ditava a moda, e influenciava era a realeza. E uma das rainhas de maior influência, foi com certeza a Rainha Victoria. Tanto que, quando estudamos história da moda, existe um longo período chamado Era Vitoriana, tamanha a importância dela nesta época. A personalidade da Rainha Victoria era tão forte que sua influência continua até hoje, claro que hoje não vamos sair por ai vestindo crinolinas e ancas, mas, ela ainda se faz presente em várias escolhas no nosso vestir. O maior exemplo disso é o  branco do nosso vestido de noiva, tem influência maior do que fazer do que mudar a concepção de uma data tão importante por gerações e gerações em todo o ocidente?! Porque só por isso, ela já merecia estar nesse post, mas, vale pesquisar mais. A história dela é realmente surpreendente!

  • Maria Antonieta

“Estou calma, como quando a consciência nada tem a condenar.”

Minha rainha favorita da vida! Sério, acho ela incrível, e vou colocar o nome da minha filha de Maria Antonia, só por causa dela mesmo, hehe. Maria Antonieta foi a última rainha da França e viveu o Rococó, como ninguém, arrisco me a dizer que talvez foi a maior representante do movimento. Em uma época em que uma rainha sem herdeiros ao trono não tinha voz, ela conseguiu com proeza, ganhar notoriedade, através da moda. Apesar dos apesares, vale lembrar que ela era uma adolescente, perdida em um corte em que ela não se sentia a vontade. Ela criou inúmera tendências, copiadas não apenas pela corte Francesa, mas por toda a Europa. Hoje ela ainda é referência e serve de inspiração, para inúmeras criações, de grandes marcas, seja pela paleta com cor de doce, que eu amoo. Seja pelo volume, pelos babados ou pelos frufrus que são a carinha do Rococó. Ela soube ganhar respeito, pelas roupas, sapatos e penteados que se destacavam e ganhavam notoriedade, perante aos outros. E ainda que sem herdeiros até então, ela teve o destaque que uma rainha deveria ter, ainda mais uma estrangeira em meio a corte francesa.

  • Audrey Hepburn

“Eu amo as pessoas que me fazem rir. Sinceramente, acho que é a coisa que eu mais gosto, rir. Cura uma infinidade de males. É provavelmente a coisa mais importante em uma pessoa.”

Minha musa inspiradora da vida! Ela é linda, por dentro e por fora né?! Eu amo a história dela, e não me canso de conhece-la cada vez mais. Audrey não era a beleza ideal da época, mas soube conquistar a todos, não apenas com a sua graça, mas também com elegância. E foi exatamente isso que a fez ganhar destaque no mundo da moda, ela se destacou por ser única, pelo diferencial e pela graça que ela carregava. E não há quem não se apaixone pelas fotos dela naqueles vestidos perfeitos e lindos. Ela carregava tudo, com extrema elegância, era como ver uma princesa em plena tela do cinema. Em uma época onde Marilyn se destacava pela sua sensualidade e ousadia, ela soube mostrar que existiam também outros tipos de mulheres, e que existia espaço e lugar para todas. E acho que é isso que precisamos mais hoje em dia. Ela continua sendo musa inspiradora de milhares de garotas ao redor do mundo, e é extremamente admirada pela sua elegância e pelo seu coração lindo. Não foi apenas estar bem dentro de uma roupa, foi representar uma classe de mulheres, que até então não tinham muita representação. Um ode a diva mais linda de todos os tempos.

  • Twiggy

“É muito mais divertido criar seu próprio look.”

Acho que é praticamente impossível pensar nos anos 60, sem lembrar da Twiggy. Ela foi uma daquelas pessoas, que veio para quebrar padrões através da sua imagem. Sempre que penso nela, ela me parece aquelas garotas que todo mundo quer ser amiga, sabe como?! Ela sempre parecia ter os melhores amigos, estar nos melhores lugares, e vestir as melhores roupas.. Ela não era apenas mais uma modelo, mas carregava algo diferente nela, ela mudou padrões e trouxe nova perspectiva a moda. Ela trouxe o androgenismo, aliado ao status de super modelo. Sem falar nos olhos, certeza que se Machado de Assis tivesse vivido nos anos 60, aquela seria a definição dos olhos de ressaca. É isso, que me surpreende sabe?! Pessoas que sabem se posicionar e ganhar seu espaço, apenas pelo comum, e o seu comum, se torna algo tão desejável. Acho que o ser vocês mesmo, nunca esteve tão em alta, desde sempre né?!

  • Iris Apfel 

“É melhor estar feliz do que bem vestido.”

Eis, a senhorinha mais linda e fofa do mundo da moda, Iris Apfel. Ela trabalhava com decoração, juntamente com o marido, decorando nada mais, nada menos que, a Casa Branca! Mas, ganhou notoriedade no mundo da moda, após uma exposição, que mostrava exatamente quem ela era, essa irreverência linda de viver! Ela já contou em uma entrevista que foi uma das primeiras garotas americanas a ter adotado a calça jeans. Desde então, ela virou queridinha do mundo da moda, já criou inúmeras parcerias, e não pretende parar por ai não. Ela disse que se aposentar é algo pior que a morte. É fácil saber porque o mundo caiu de amores por ela né?! Ela sabe viver como ninguém, e o jeito único dela é encantador, para ter uma ideia, na casa dela a decoração de natal fica montada durante o ano todo, simplesmente porque ela gosta. E é fácil reconhecer o estilo dela, sempre carregada de acessórios, grandes óculos e um mix de estilo nas roupas e estampas que a fazem sem sombra de dúvidas a rainha do hi-lo. Ela é linda por tudo, sério! Pesquisem mais sobre ela, que vale a pena.

  • Vivienne Westwood

“A moda é muito importante. É enriquecedora e, como tudo que dá prazer, vale a pena ser bem feita.”

Minha rainha da moda linda! Rainha do punk, dos desfiles e campanhas ativista, uma grande percursora ontem e hoje! Nos anos 70, enquanto o pessoal ainda estava na onde hippie, ela foi a frente e junto com seu marido, trouxe o punk para a moda! Ela foi percursora no uso do couro nas roupas, e trouxe o novo, para um movimento, que cresceu mais e mais. Ela ganhou o mundo, e não parou de inovar de forma alguma, pelo contrário, hoje é uma das maiores defensoras do consumo consciente. Ela que começou no urderground, hoje desfila na semana de moda de Paris, mas de forma alguma deixa de lado o que a tornou conhecida. Suas peças são sempre fortes, com aquela pegada que só Vivienne tem, tem personalidade, e estão sempre aliadas a alguma causa ou mensagem que nossa rainha quer passar! Amo tudo que ela faz, dos lenços ao vestido de noiva! Ela é rainha, e continuamente transforma sempre e sempre a moda, e nossa visão dela. Amo de verdade!

  • Diana Spencer

Diana Spencer, Lady Di, Princesa Diana. Independente de como ela fosse conhecida, ninguém pode negar que ela foi um dos principais nomes dos anos 90, e influenciou milhares de garotas ao redor do mundo todo. Acredito que ela trouxe uma proximidade com a realeza que não existia desde Grace Kelly, de repente aquilo parecia acessível, se tornar uma princesa era novamente algo real. Todas as vezes que vejo as fotos do casamento real, lembro do da minha mãe, que usou um vestido parecidíssimo com o dela, e de tantas outras que se casaram na mesma época, afinal quem não queria copiar o vestido da princesa?! Até hoje, ela influência, inclusive a própria nora, lembram do vestido que Kate Middleton saiu da maternidade?! Completamente inspirado e copiado da sogra?! Que por sinal, foi lindo vai, eu amei! Ela representou a classe e a elegância daquela década, porém, completamente forte e dona de si. Ela foi extremamente corajosa, e teve a cabeça erguida o tempo todo, mesmo nas horas mais difíceis. Acho que isso fez aumentar ainda mais a admiração que as pessoas tinham, e tem por ela. Arrisco dizer que as noras delas até estão ganhando uma boa proporção de publicidade, mas acredito que Diana ainda há de reinar absoluta dentre elas.

Acho que o que realmente conta nessa lista,é algo chamado INDIVIDUALIDADE né?! Não importa se eram rainhas, modelos, ativistas..Elas enxergaram o que precisava ser mudado, entenderam as mudanças e de que forma lidar com elas. Mas se destacaram por serem únicas, por terem diferenças, e por não aceitar ser apenas mais uma, mas ser exatamente quem elas eram. Que esse post sirva para pensarmos, em época de redes sociais tão afloradas em que todas querem ser Tássia Naves e Camila Coutinho, que possamos mudar essa visão. Que o nosso desejo seja ser cada vez mais quem somos, e aflorar tanto mais o que nos torna únicas! Esse mundo é gigante! Tem lugar e espaço para todo mundo, basta apenas querer e sermos, cada vez mais de nós! Beijão grande! :*

Tags : audrey hepburncoco chaneldiana spencerEdith Headiris apfelmaria antonietamary quantRainha Victoriatwiggyvivienne westwood
thuanynascimento

The author thuanynascimento

Leave a Response