close
mestre quino

Esse não era o post que eu achei que escreveria hoje, e também não achei que escreveria tão cedo. Mas pelo twitter tivemos a noticia “Quino morreu. Todas as pessoas boas do país e do mundo ficarão de luto por ele”. E eu concordo, não tem como não sentir o coração apertar e doer com essa noticia!

“Joaquín Salvador Lavado Tejón (Mendoza, Argentina, 17 de julho de 1932), mais conhecido como Quino, foi um humorista gráfico famoso por ser o criador de Mafalda.

Ele nasceu na província de Mendoza, Argentina, em 1932. Desde muito jovem o chamavam de Quino, para distingui-lo de seu tio Joaquín, que era ilustrador e despertou o interesse de Quino pelo desenho.

Ele contava que quando era criança desenhava sobre uma mesa de madeira, não no papel, mas diretamente na mesa. Sua mãe lhe disse que se ele quisesse continuar desenhando, ele teria que lavar a mesa todas as vezes.

Teve uma infância solitária, marcada pela morte da mãe em 1945 e, depois, aos 17 anos, do pai. Esses, entre outras coisas, foram eventos que marcaram sua personalidade tímida.

Aos 17 anos abandonou a escola para se dedicar a ser cartunista. Seu início não foi de muito sucesso, pois nenhuma editora de Buenos Aires comprou seus quadrinhos.

Quino contou em entrevista que, enquanto cumpria o serviço militar obrigatório, não desenhava, porém, ao ser dispensado, em 1954, percebeu que apesar de não ter praticado, seu estilo havia mudado, evoluído.

Em 1963 publicou a sua primeira antologia, conhecida como Mundo Quino, e foi a partir daí que lhe foi encomendado uma tira publicitária para os electrodomésticos Mansfield; a ideia por trás da tira era que os nomes de todos os personagens começassem com M; O estratagema publicitário não deu certo, porém, essa foi a semente de sua maior criação: Mafalda.

Para Quino, a Mafalda era um trabalho árduo que exigia constantemente dele novas ideias e relacioná-las com a situação do mundo da época. Iniciou a tira em 29/09/1964 e encerrou em 1973, tanto por falta de ideias para continuar como pelo cansaço e porque a tira era opressora para ele, principalmente para o personagem principal. Desde então ele continuou a fazer caricaturas com vários temas, tendo ocasionalmente “revivido” a Mafalda para publicidade, campanhas governamentais ou felicitações pessoais.

Faleceu hoje, aos 88 anos.

Muito obrigado por tudo, Quino! Descanse em paz!” – Texto retirado da página Tirinhas Inteligentes. Porque eu simplesmente não consegui escrever.

Embora ele tenha deixado a Mafalda conosco para sempre, é impossível não sentir a sua morte. Eu tive o privilégio de mais de uma vez visitar o apartamento de onde ele criou a Mafalda entre as viagens que fiz para Argentina. E isso só me fez admirar mais e mais o trabalho dele.

Eu tenho um ímpeto dentro de mim, de querer um dia fazer diferença no mundo, de conseguir me comunicar tanto com crianças quanto jovens e adultos, mostrando a vida de uma forma diferente. E isso é tudo que ele grandemente na simplicidade dele conseguiu fazer.

http://g1.globo.com/globo-news/jornal-globo-news/videos/t/videos/v/cartunista-quino-pai-da-mafalda-morre-aos-88-anos/8900285/

Assistam esse vídeo, onde da para entender um pouco mais o que eu estou querendo dizer! Não tem uma forma mais clara de eu explicar o tamanho da admiração que eu tenho pelo trabalho dele, e por tudo que ele fez pela cultura!

A ele toda a minha eterna admiração, e meu muito obrigada por inspirar!

Tags : #argentina#bsas#literatura#literature#mafalda#quino
thuanynascimento

The author thuanynascimento

Leave a Response