close
5 livros que se passam em lugares históricos

Uma das coisas que eu mais amo em Buenos é a carga histórica que ela trás. Eu olho em volta e fico imaginado sempre, quantas histórias diferentes não se cruzaram por ali, sabe como?! Talvez por aquela rua em uma carruagem, uma moça suspirava pelo amor proibido com algum porteño, na janela daquele prédio alguém pode ter se debruçado para ver o entardecer, e naquela praça, crianças podem ter brincado até a noite, em uma época que violência era algo fora do cenário. E me perco em devaneios entre os prédios, as ruas, e as histórias que minha cabeça acaba criando..De tanto amar conhecer cantos e histórias, amei literatura e as incríveis narrativas que em lugares além do tempo, alguém foi capaz de descrever. Por isso hoje o post é exatamente sobre isso , sobre 5 livros que se passam em lugares históricos.

O corcunda de Notre Dame – Um dos livros mais profundos sobre o amor, e que vai além do filme de animação da Disney viu?! Quasímodo é um daqueles personagens que vale a pena conhecer, embora eu ache que Frollo seja um personagem muito mais profundo. A história se passa na Catedral de Notre Dame em Paris. Pensa naquela história cheia do contrastes de pedintes, ciganos, a nobreza, o rei.. De um amor puramente inocente a um amor onde o desejo domina. De uma cigana, um oficial, um homem que sofre com preconceito e um importante homem da sociedade, todos na mesma trama, e tudo isso acontecendo ali, naquela catedral. Eu sei que hoje o lugar é ponto turístico e ta sempre cheio de gente, mas acho que eu ainda poderia ver Esmeralda encantando pela catedral.

Assassinato no expresso do Oriente – O meu clássico favorito da rainha do crime, Agatha Christie. Pensa comigo, passa da meia noite, o trem para por conta da neve, e no dia seguinte um passageiro é encontrado morto a facadas. Não sei quem fica mais focado no crime, se é eu ou Poirot, haha. Daqueles livros para ler num dia de chuva, sabe como?! O barulho da chuva vai ajudar a dar ainda mais, aquele, clima para a história. Assim como no livro, na vida real o trem também é de luxo, e desembolsando cerca de 10mil dólares você pode fazer o trajeto Paris – Istambul, como se estivesse na história, mas sem assassinatos por favor, haha .

Dom Quixote – aaaah meu herói favorito! Eu acho tão apaixonante essa história, e com certeza eu divido essa mesma paixão por esse fidalgo com milhares de pessoas mundo afora. Numa das passagens mais conhecidas dos livros Dom Quixote confunde os moinhos de vento, com gigantes, amo! Mas eis que estes moinhos não foram apenas uma invenção de Cervantes, eles já existiam em 1600, nos Campos de Criptana. Hoje a Espanha oferece um roteiro chamado Ruta del quijote, onde é possível visitar muito além dos moinhos de vento, quer dizer, gigantes! Seguir os passos desse cavaleiro andante é beeem interessante. Você vai conhecer cadeias de montanhas, castelos, praças históricas e muitas outras paisagens espanholas. Se já ta na minha listinha de lugares para conhecer no mundo? Lóóóógico! Vai ser tipo uma criança descobrindo a Disney, haha

Harry Potter – Adivinha quem aqui é fanática pelo bruxinho mais famoso do mundo?! Yees, com direito até, a ser da casa da Grifinória. E todo fã que se preze sabe que 1 de setembro, é dia de visitar a estação de King Cross, e pegar o trem para Hogwarts na plataforma 9 3/4. Embora a história seja relativamente nova, a estação existe desde 1852. E é tão marcante na história que os fãs hoje já contam com a plataforma que leva direto a nosso lugar dos sonhos, basta procurar entre as estações 9 e 10. Ah, não esquece que tem que ter a tão desejada cartinha ta?! haha

Hamlet Um dos maiores clássicos do nosso amado bardo, afinal “Ser ou não ser, eis a questão” é repetido a séculos. Eu gosto das obras de Shakespeare, porque eu gosto da forma como ele analisa o ser humano, sabe como?! Acho os personagens dele bem complexos, e humanos, daqueles que a gente se põe no lugar e sente junto. Todo o sofrimento, a dor e a raiva de Hamlet se passam na Dinamarca, mas especificamente no Castelo de Kronborg. Ele é um dos maiores da Europa do Norte e existe desde o século 15.  Antes era uma fortaleza, e dizem que é assim que ainda se sente ao estar lá, cercado de grandes muros e canhões. E se pode inclusive, visitar o porão onde ficavam os prisioneiros e onde existe também uma estátua do Holger, um gigante, que segundo a lenda, dorme até o dia em que a Dinamarca precise ser defendida. Vai dizer, show né!

Extra – Drácula – Esse é um daqueles que não é necessariamente o lugar, mas é, sabe como?! haha Deixa eu explicar, é que a história de Drácula não se passa exatamente no Castelo de Bran, mas, levando em conta que Vlad o empalador foi a principal inspiração para a história e que ele vivia lá, todo acaba mundo associando. É fato, que, pensando em Transilvânia, todo mundo lembra da história, de tão marcante que o clássico se tornou. Vai dizer que não dá vontade de passar um pouco de frio na barriga nesse cantinho?! haha. Bora lá?!

E vocês, tem algum lugar que tiveram vontade de conhecer depois de mergulhar em boas páginas de livros?! E eu não to falando de Hogwarts, ou Nárnia. Aqui só vale cantinho real, haha Vamos fazer um roteiro e conhecer esses cantinhos, me chamem! Beijos grandes!

Tags : assassinato no expresso do orientecorcunda de notre damedom quixotehamletharry potterliteraturalivros
thuanynascimento

The author thuanynascimento

Leave a Response