Querido diário, hoje é dia do fotógrafo! Para mim uma das mais lindas formas de arte que existe, acho que é praticamente um dom, fazer não apenas, belas fotos, mas fotos que elevam a alma. Existiu inclusive nas antigas culturas a crença de que a fotografia roubava a alma das pessoas. E ainda que ela não tenha esse poder, a verdade é que pessoas com almas incríveis e um dom maravilhoso de perceber nuances na vida eternizam os melhores momentos da nossa vida e da história! E o meu best fotógrafo da vida, me passou exatamente isso uma lista com as fotos mais icônicas da história, cheias de momentos únicos e que foram eternizados através da fotografia.
Uma das mais famosas fotos do mundo e da cultura pop – Os Beatles atravessando a Abbey Road. Quem fez a foto foi Iain MacMillan que era amigo da Yoko, e ela foi feita em 15 minutos, em frente ao estúdio em que eles gravavam. A foto ficou tão famosa e conhecida que hoje essa faixa é ponto turístico e parada obrigatória de quem é fã! A foto inclusive tem uma teoria da conspiração própria, e ganhou até mesmo um documentário, olha só!
Isso meu amores, é o que eu chamo de A foto icônica! Concordam?!
Uma das minha fotos favoritas da vida! ♥ Sério! Não se espantem se chegarem na minha sala e virem ela na parede, é que simplesmente acho ela maravilhosa. A foto foi feita em 1945, enquanto eles comemoravam o fim da guerra, pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt. A foto retrata uma enfermeira e um marinheiro, dois desconhecidos em meio a comemoração, depois de muita especulação descobriu- se que o marinheiro era George Mendonsa e a enfermeira Greta Zimer Friedman. Embora hoje se levante muitas questões a respeito do beijo, vale sempre lembrar que era outra época, e que a enfermeira disse que foi inesperado, mas não chegou a levantar outras questões. Para saber mais sobre existe um livro só sobre ele, demais né?! O livro se chama The Kissing Sailor e está a venda na Amazon.
E um detalhe curioso é que ela nunca foi enfermeira, mas sim era assistente de dentista. Tudo causado pelo vestido branco. Hoje ambos já faleceram, mas acabaram eternizados em uma das fotos mais reproduzidas pelos casais!
O homem dos tanques ou o rebelde desconhecido. Não importa por qual nome essa imagem seja conhecida, a verdade é que ela gera um misto de sentimentos muito forte por quem quer que a veja. Eu sempre penso em coragem, heroísmo e até mesmo um pouco de desespero para tal ato. A fotografia foi feita por Jeff Widener no dia 5 de junho de 1989, e mostra um homem, que fica em pé em frente a uma coluna de tanques chineses, forçando-os a parar, como uma forma de protesto. O corajoso homem nunca foi identificado e o que aconteceu com ele depois disso segue desconhecido. A verdade é que poucas imagens no mundo são capazes de demonstrar tanta luta quanto essa!
Essa TODO mundo conhece, eu tenho certeza! É uma das imagens mais clássicas da nossa geração, e de certa forma representa muito nosso windows XP. Todo mundo já viu e/ou usou ela, pelo menos nos computadores públicos, certo?! Mas, essa imagem vai muito além do windows. Para começar essa foto se chama Bliss, ela foi tirada em Napa Valley ao norte de São Francisco. E foi feita por Charles O’Rear, segundo ele na época do ano em que a grama ficava mais verde. Demais né?! Já pensou uma foto sua ser vista diariamente por uma geração!?
Minha mãe me mata se ler isso, mas olha se não é uma foto que dá vontade de fazer também?! haha Eu amo essa foto, ela é simples e atemporal! Para começar ela foi única e exclusivamente para fins de marketing, para ajudar a divulgar e mostrar a grandiosidade desse prédio, por isso esse panorama incrível da cidade, incluindo o Central Park que é possível ver ao fundo dela. Ela foi publicada no jornal em outubro de 1932, e funcionou, porque muitas empresas foram para lá. Apesar do registro icônico mostrar trabalhadores comendo tranquilamente no alto do prédio, outras fotografias foram feitas naquele dia, como essa aqui.
E mesmo 80 anos depois, ainda não sabe de quem é a autoria da foto Almoço no topo de um arranha-céu. Existiam três fotógrafos lá naquele dia: Charles Ebbets, Thomas Kelley e William Leftwich. E apesar de saber que é de um dos 3, não se sabe quem especificamente que capturou essa imagem. Já imaginou almoçar numa viga no 69 andar de um prédio?!
A verdade é que pouco se sabe sobre essa imagem, apenas que ela mostra um soldado russo toca um piano abandonado durante a guerra na Chechênia em 1994. A verdade é que essa é uma daquelas fotos para gente parar e refletir a vida. O que estamos fazendo, porque estamos fazendo, e qual a consequência do que fazemos. Olho para ela e sinto um nó na garganta, sabe como?!
Essa é uma das fotos mais importantes para história humana, concordam?! E embora eu mesma tenha minhas dúvidas sobre o homem ter ido a lua, o fato é que essas fotos são imensamente icônicas. Elas falam sobre desejos, conquistas e a busca do ser humano por algo muito maior. A missão contava com três tripulantes: Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins, então o fotógrafo é um dos três, embora eu não saiba dizer qual deles em si. Não sei nem se eles se importam tanto assim, afinal eles já conseguiram o intangível colocar seus nomes e imagens nos livros de ciências e na história da humanidade.
Essa foto mostra os soldados americanos hasteando a bandeira dos Estados Unidos em Iwo Jima, durante uma das batalhas mais sangrentas da Segunda Guerra Mundial. Ela foi tirada em fevereiro de 1945 por Joseph Rosenthal, e é um simbolo até hoje para os fuzileiros navais.
Alô mundo, só queria dizer que eu participei dessa! ok, talvez não diretamente, mas acompanhei em tempo real a Selfie do Oscar, retuitei, curte e espalhei ela pelo mundo. Se alguém ai duvidava que uma boa foto podia unir as pessoas realmente se surpreendeu com essa! E eu amo essa selfie, apenas!
Vocês sabem o quanto eu AMO uma foto né?! Então tem ideia do quanto eu admiro cada pessoa dessas que tem o dom de capturar momentos né?! E só por conseguir isso já são pessoas únicas e talentosas, porque não existe lente que substitua um bom olhar! Feliz dia fotógrafos ♥