Começou a época mais legal para quem é apaixonado pela sétima arte, afinal encerra se a temporada de premiações e o Oscar fecha com chave de ouro o ano de 2018. Sou dessas que acha que premiação sem Meryl Streep na lista de indicadas não tem muita graça, mas, temos consciência que nossa diva maravilhosa quis ser gentil e ceder pelo menos um ano as suas companheiras de trabalho, mas por favor Meryl volte no ano que vem!
Obviamente assim que a lista sai, a gente já está com os favoritos e as # prontas para torcida. E lógicamente, a pessoa mais entusiasta do cinema, não ia ficar de fora e vem mostrar para vocês quem são os favoritos de cada categoria e quais os pitacos aqueeeles para a noite mais glamourosa do ano. Agora vem que o #aquecimentoOscar tá só começando e até o dia 24 ainda tem muita coisa legal para rolar!
Melhor ator
- Christian Bale (“Vice”)
- Bradley Cooper (“Nasce Uma Estrela”)
- Willem Dafoe (“No Portal da Eternidade”)
- Rami Malek (“Bohemian Rhapsody”)
- Viggo Mortensen (“Green Book”)
- Lady Gaga (“Nasce Uma Estrela”)
- Glenn Close (“A Esposa”)
- Yalitza Aparicio (“Roma”)
- Olivia Colman (“A Favorita”)
- Melissa McCarthy (“Poderia Me Perdoar?”)
Nessa categoria vou entrar na mesma vibe do público e pedir o Oscar para Lady Gaga, geeente que atuação! Pensa comigo, para quem não é do ramo da atuação, ela deu um show e brilhou lindamente no filme. Sei que existem nomes de pesos, com histórico maior e personagens maiores. Mas, não acharia nada ruim a acadêmia liberar um Oscar para ela sabe?!
Diretor
- Spike Lee (“Infiltrado na Klan”)
- Yorgos Lanthimos (“A Favorita”)
- Alfonso Cuarón (“Roma”)
- Adam McKay (“Vice”)
- Pawel Pawlikowski (“Guerra fria”)
Primeiro que Roma, é um filme de memórias, do próprio diretor, ou seja uma quase biografia dele. Já se imaginou contando sua própria história, dirigindo a cena, para que ela saísse exatamente como a memória que você tem?! Acho isso de um trabalho supremo, afinal você mexe não só com enquadramento, fotografia, luz, imaginação.. mas e principalmente, com memória! Eu não sei se conseguiria dirigir algo sobre mim, acho que seria um trabalho extenso, extremamente difícil e cansativo, afinal eu iria querer que tudo saísse exatamente igual o dia em que eu vivi, e isso é atravessar a própria arte e querer enquadra o impossível. A Cuarón minha extrema admiração por essa obra prima que é Roma!
Atriz Coadjuvante
- Amy Adams – “Vice”
- Regina King – “Se a rua Beale falasse”
- Emma Stone – “A favorita”
- Rachel Weisz – “A favorita”
- Marina de Tavira – “Roma”
Amy Adams é o Leonardo Dicaprio do mundo feminino, sendo diversas vezes indicada e ainda sem levar o prêmio. To torcendo para que dessa vez ela consiga, e seja aplaudida de pé. Afinal, alguém com tanta indicação é alguém com excelência em trabalho, e o prêmio acaba sendo um mero detalhe, Acho que isso mostra o quanto a atriz é brilhante em N papéis a que é designada. Dessa vez ela vem descaracterizada do jeitinho que a acadêmia gosta, e acredito que possa finalmente levar para casa a sonhada estatueta. Mas em todo caso, querida Amy por aqui você já é nossa vencedora da vida!
Ator Coadjuvante
- Adam Driver – “Infiltrado na Klan”
- Mahershala Ali – “Green Book – O guia”
- Richard E. Grant – “Você pode me perdoar?”
- Sam Elliott – “Nasce uma estrela”
- Sam Rockwell – “Vice”
Uma verdadeira lenda viva do cinema, que nunca havia sido indicado ao Oscar! Embora, eu acredite que a academia vá dar ao prêmio ao Mahershala Ali, que vem sendo queridinho desde o Oscar do ano passado. Mas, bem no fundo prefiro acreditar que a academia vai aproveitar essa edição para corrigir as injustiças e distribuir estatuetas a quem faz tanto pela arte do cinema. Afinal, todo bom ator veterano merece ler lembrado e homenageado. Justo?
Trilha sonora original
- “Pantera Negra”
- “Se a rua Beale falasse”
- “O retorno de Mary Poppins”
- “Infiltrado na Klan
- “Ilha dos cachorros”
Ah gente, esse é sacanagem para mim. Impossível não escolher Mary Poppins, eu sou completamente apaixonada por essa história, por esse filme, para mim ele passa a impressão de ser algo mágico, sabe como?! Colocou Mary Poppins no meio eu automaticamente já to escolhendo ele, haha. To lado do time que ficou extremamente chateado por não ter visto Julie Andrews no filme, mas não vou fazer birrinha porque Dick Van Dyke e Meryl Streep no mesmo filme mágico já enche meu coração amante dos clássicos ❤
Roteiro Adaptado
- Infiltrado na Klan
- A balada de Buster Scruggs
- Poderia me perdoar?
- Se a rua Beale falasse
- Nasce uma estrela
Para os apaixonados por clássicos, Nasce uma estrela não é nenhuma novidade, pelo contrário. E é isso que eu amo, porque cada versão vem não apenas mais moderna, mas sempre com algo novo na história. Embora tenham N diferenças entre si, muito pela época que cada um foi filmado também, é claro. O filme possui a mesma linha, a ascensão da carreira dela, em meio ao fim da dele, o alcoolismo e claro a frase “Só queria olhar você mais uma vez”. Ai que deu dor no coração de escrever isso agora, mas para mim ainda é um filme bonito, um filme sobre dor e amor, mas, um filme bonito. E aqui, nessa categoria o Oscar é todo dele, afinal sendo já tão premiado, a nova versão não tem nem porque ser diferente disso.
Roteiro Original
- “A favorita”
- “No coração da escuridão”
- “Green Book – O guia”
- “Roma”
- “Vice”
Para mim, a pior categoria que tem para definir um só vencedor, afinal, pensa comigo, todo filme em si é original. Nossa cabeça, é única, então cada história criada acaba sendo única, faz sentido?! Em mais de 90 anos de Oscar, acredito que seja difícil classificar uma só história. Mas, como é preciso definir um eleito, fico com Green Book, gosto da temática, do processo que o filme decorre, e ainda por cima eles rodam a estrada em plena telinha. Pensa se eu não iria me apegar no filme. Fora que para mim, ele fala de uma das lutas mais sinceras e verdadeiras que eu conheço, que precisa ser lembrada até hoje, já que embaixo das mascaras muitas vezes ainda estamos nos anos 60. Roteiro rico, profundo e simples, vale o Oscar.
Edição
- “Infiltrado na Klan”
- “Bohemian Rhapsody”
- “A favorita”
- “Green Book – o guia”
- “Vice”
Pensa comigo, já deve ser difícil fazer um filme musical, imagina agora um musical de uma lenda da música, conhecida e admirada mundialmente. Onde você precisa encaixar as cenas dos shows de uma forma que quem esteja assistindo tenha a mesma sensação de quem teve a honra de ver pessoalmente! E discordo de quem ache que isso está ligação somente a atuação ou a direção, porque afinal, tudo que é bem editado gera tanta emoção quanto.
Fotografia
- “Guerra fria”
- “A favorita”
- “Never Look Away”
- “Roma”
- “Nasce uma estrela”
Um filme todo em preto e branco, tem fotografia mais linda?! Um dos meus filmes favoritos da Audrey é Romam Holiday, que também e todo em P&B, e eu amo a sensação que ele me passa ao assistir. Discordo de quem diz que maquina do tempo não existe, talvez nós realmente não conseguimos viver lá de novo, mas ter sensações e experiências, isso o cinema, livros, e cidades históricas são capazes de nos proporcionar. Acho que quando falta cores, a criação de belas imagens se torna um desafio maior, e por isso por mim o Oscar vai para Roma, que na minha opinião perderia apenas para Mary Poppins, mas a academia deixou essa passar.
Filme de língua estrangeira
- “Cafarnaum”
- “Guerra fria”
- “Never Look Away”
- “Roma”
- “Assunto de família”
Que história é essa minha gente?! Sério! Assiste porque vale super a pena, é um filme incrível. E falo isso por mim, não é meu tipo de filme, mas faz a gente pensar junto, sabe como?! Ele é de uma humanidade ímpar, e para mim deveria estar concorrendo como melhor roteiro. Assistam, pensem e repensem e depois a gente senta e conversa, porque é uma história com esse poder de comunicação!
Melhor animação
- “Os Incríveis 2”
- “Ilha dos Cachorros”
- “Mirai”
- “WiFi Ralph – Quebrando a Internet”
- “Homem-Aranha no Aranhaverso”
Posso ser sincera?! Acredito que quando a animação vem dos grandes estúdios, o Oscar acaba se tornando meio previsível. Não vejo muita chance de outros vencedores nessa categoria. Embora Wifi Ralph tenha ganhado muita divulgação e incentivo, não acredito que venha a vencer os Incríveis, afinal ele já vinha sendo aguardado a alguns anos, tanto pelo público, quanto pela critica. Muita gente opinou dizendo que esse filme era ruim comparado com o primeiro, mas gostaria de saber que continuação afinal não é.. E dentre os indicados, prevejo um forte indicio de Oscar para família.
Figurino
- “A balada de Buster Scruggs”
- “Pantera Negra”
- “A favorita”
- “O retorno de Mary Poppins”
- “Duas rainhas”
Sandy Powell ta quase virando uma Edith Head da nossa geração e vem com dobradinha nesse Oscar, A favorita e O retorno de Mary Poppins. E embora eu seja do time da academia que ama um figurino de época ou de fantasia, dessa vez vou ter que escolher Pantera Negra. Primeiro porque não é um filme que trás apenas uniforme de super herói, mas sim um extensa gama de looks incríveis, todos inspirados na cultura afro. Brilhante! Um modo único, rico e lindo de vestir que vale a pena ser retratado nas telonas com toda certeza! Oscar para Ruth E. Carter
Curta-metragem
“Detainment”- “Fauve”
- “Marguerite”
- “Mother”
- “Skin”
Fauve não faz exatamente meu tipo de filme, mesmo que curta metragem, maaaas, é um filme que faz pensar, então tem seu valor. O curta trás a história de dois garotos que disputam uma liderança entre si, o que mostra que, competitividade de uma forma mais pesada não diz respeito a uma vida adulta, mas, a própria humanidade. E esse tipo de relação vai além do que enxergamos e vemos nas crianças hoje em dia, quebra um pouco daquela imagem de criança “nutella” que muitas vezes vemos, sabe como?! Vale lembrar que o curta se passa numa mina abandonada, e o único juiz dessa “brincadeira”é a própria mãe natureza. E gostaria de deixar aqui nosso boicote e profundo pesar pelo curta Detainment ter sido indicado ao prêmio. Nosso profundo respeito a família que não deveria ter que relembrar tamanha crueldade, e nem ao menos ter que ver os outros dois garotos serem retratados de tal forma. Esperamos de coração que este não venha levar tal prêmio.
Edição de som
- “Pantera Negra”
- “Bohemian Rhapsody”
- “O primeiro homem”
- “Um lugar silencioso”
- “Roma”
Vamos pelo obvio de que um filme musical, precisar ter um áudio impecável certo?! Afinal, é nisso que se baseia a história. E quando o filme ainda conta a história de uma lenda, alguém com talento ímpar, o som precisa ser o ponto alto da produção. Dentre a genialidade de Fred Mercury estava o fato dele ter o dom de tirar som até do impossível, a musicalidade dele era tão alta que ele era capaz de misturar, ritmos, estilos e acordes de forma única. Um filme que retrata isto, precisa ter uma edição de som precisa e intacta, eu particularmente não senti falta de nada, e me senti dentro de um show deles em determinados momentos no cinema, então aqui o Oscar é óbvio que vai para Rahpsody
Mixagem de som
- “Pantera Negra”
- “Bohemian Rhapsody”
- “O primeiro homem”
- “Roma”
- “Nasce uma estrela”
Parece a mesma coisa, mas não é, hahaha. Mixagem de som, cuida de uma parte mais detalhada do filme, cuida daqueles ruídos mínimos, os elementos sonoros que nos fazem realmente estar vivendo cada cena daquela. Sabe aquele som de espada se batendo em uma batalha? Ou um carro acelerando em meio uma rodovia?! De uma forma generalizada é mais ou menos isso. Eu acho que um filme de ficção cientifica, que trata de espaço tem tudo haver com isso, não consigo imaginar um filme que tenha cenas no espaço e no vácuo, que não tenham aqueles sons, sabe como?! São tão característicos, mas tão marcantes, que eu não imagino um Oscar de melhor mixagem de som, para qualquer outro filme dessa lista, apenas!
Curta de animação
- “Animal Behavior”
- “Bao”
- “Late Afternoon”
- “One Small Step”
- “Weekends”
Para tudooo, que esse é o curta mais fofinho dessa lista! É o menorzinho deles, mas o mais bonitinho! Me fez chorar em menos de 8 minutos, e olha que isso é difícil, tipo, muito difícil. Ele fala de sonhos e família, do jeito mais puro. Apenas assistam por favor, juro que dá uma boa aquecida e no coração, ele ta no youtube, só jogar One Small Step na busca.
Direção de arte
- “Pantera Negra
- “A favorita”
- “O primeiro homem”
- “O retorno de Mary Poppins”
- “Roma”
Eu sei que ta difícil para Pantera Negra, e talvez o filme nem vá vencer na categoria, mas para mim, é o favorito. Geralmente filmes de época acabam saindo na frente, e acredito que Mary Poppins com seu tom lúdico seja capaz de encher os olhos daqueles que votam, mas acho a arte desse filme tão bonito quanto. As cores, os tons, o calor capaz de ser sentido através da tela, isso para mim tá demais! Sério, olha essa paleta, esse figurino, esse conjunto, se esse filme não for capaz de encher os olhos, não sei mais qual é..
Canção original
- “All The Stars”, “Pantera Negra”
- “I’ll Fight”, “RBG”
- “The Place Where Lost Things Go”, “O retorno de Mary Poppins”
- “Shallow”, “Nasce uma estrela”
- “When A Cowboy Trades His Spurs for Wings”, “A balada de Buster Scruggs”
Desculpa, não consigo nem pensar em outra, pelo motivo obvio de que eu ouvia essa música no repeat umas 100 vezes por dia! A trilha foi sucesso absoluto, e essa música fez eu enxergar Lady Gaga como um grande nome novamente, fazia tanto tempo que não ouvia mais falar dela, afinal. E essa música é fácil, tem ritmo bom e tranquilo, e saiu da telonas para ganhar as playlists amadas por ai! Vamos e convenhamos que uma música com tamanha repercussão não pode passar despercebida pela academia, então Oscar para Shallow!
Efeitos visuais
- “Vingadores: Guerra infinita”
- “Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível “
- “O primeiro homem”
- “Ready Player One”
- “Solo: Uma história Star Wars”
Para que eu não tenho emocional para esse filme! É lindo por tudo, mexe com nossa criança interior e dá aquele aperto no coração, de que o tempo passa até para nossos amados personagens. É lindo e emocionante ver aquela reconexão com nossa criança interior e parar para fazer aquele balanço aqui na nossa vida real, afinal, será que precisamos crescer e perder a inocência em tudo?! Mas, deixando momento reflexivo para lá, acho que deve ser super difícil recriar um ambiente em uma imagem já tão conhecida do publico, e ainda intercalar com sucesso com nosso mundo real. Falo como uma espectadora, claro. Sem desmerecer os outros concorrentes, acredito que esse deve ter exigido um empenho ímpar da equipe para fazer com que tudo saísse perfeito aos olhos de atentos e críticos telespectadores já exigentes. Afinal o lúdico, criado por efeitos, misturados a atores e ambientes reais, devem dar um mega trabalho, mesmo a mais talentosa equipe de Hollywood.
Maquiagem e penteado
- “Duas rainhas”
- “Vice”
- “Border”
Eu acho que aqui sem dúvidas o Oscar vai para Vice. Embora eu ame filmes de época e acho figurino, maquiagem e penteado divinos, vamos combinar que a equipe de Vice, fez maestria nesse filme. É uma história que conta uma evolução longa, em que os personagens vão envelhecendo diante da tela. E isso tudo precisa acompanhar o enredo, afinal o rosto da pessoa é onde mais percebemos a mudança de tempo, e neste caso não seria diferente. As maquiagens, foram o ponto alto dessa passagem, e foi incrível o que fizeram com os atores. Dessa vez vou ter que deixar meu favoritismo de lado, e escolher Vice como meu favorito.
Documentário
- “Free Solo”
- “Hale County”
- “Minding the Gap”
- “Of Fathers and Sons”
- “RBG”
Que mulher inspiradora gente, sério! Assistam e se surpreendam com a história dessa mulher que chegou a suprema corte americana, cheia de influência em um ambiente tão duro e dominado por homens. O documentário conta toda a história dela, a luta pelos direitos igualitários entre homens e mulheres, o amor pelo marido, seu apreço pela ópera.. Ela é apenas inspiradora! Assistam, porque ela merecia era um Oscar próprio! Toda admiração por você Ruth!
Documentário curta-metragem
- “Black Sheep”
- “End Game”
- “Lifeboat”
- “A Night at the Garden”
- “Period. End Of Sentence”
Acredito que esse não seja o favorito da academia, mas, da lista de indicados foi o que eu mais gostei. Lifeboat acaba sendo mais atual, e tão forte quanto, os dois afinal falam sobre humanidade de formas diferentes. Penei para conseguir escolher entre eles, mas acabei ficando com End Game. Acho que independente da época que você assistir esse curta, ele vai fazer você repensar um pouco. Acredito que ele seja atemporal, por isso o Oscar aqui vai para ele!
Melhor filme
E o nosso Oscar de melhor filme vai para… Green Book! Ta ai um filme leve, mas com aquela temática que ainda segue atual por aqui. Ele fala sobre amizade, viagem, diferenças, mudanças, sempre de uma forma leve e divertida, mas sem deixar de ser emocionante, sabe como?! Acho que esse tipo de filme vale a pena ser explorado e com certeza levar a estatueta também. To torcendo mesmo por ele, e acho que é o tipo de filme que ganha a academia também.
E vocês quais as apostas pro Oscar mais democrático até então?! Lembrando que até a noite da premiação ainda tem muito a se especular sobre. E quem perder as apostas, banca a janta da premiação do ano que vem, fechado?