Querido diário, esse mês teve o dia do compositor, e com todo meu momento vitrola e música boa, eu não podia deixar de falar sobre alguns compositores brilhantes que nos agraciaram com verdadeiras obras de arte! Embora eu ame música clássica vale lembrar que bons compositores vão além desse gênero, e em diversas áreas temos pessoinhas talentosas que nos enchem com composições maravilhosas. Sejam as que nos emocionam, as que nos fazem cantar alto, as que representam uma cena ou ainda as que enchem o peito de orgulho ao cantar, sabe como?! Deixa eu compartilhar aqui com vocês, minha nada humilde lista.
Carlos Gardel
Eu já falei para vocês que nós temos um disco de Tango?! Sérioooo, amo! Talvez não seja a toa que Gardel seja o nome mais conhecido do Tango, ele é brilhante, e trás isso a cada uma das suas composições que se tornaram icônicas por décadas mesmo após ele. Se há aqui alguém que queira começar a se ouvir o ritmo, eu recomendaria que fosse por ele. E informo que existe um sério perigo, porque você pode facilmente se apaixonar pelo ritmo porteño!
Tom Jobim
É óbvio que teria Tom Jobim nessa lista, afinal suas canções são interpretadas e reinterpretadas o tempo todo! Seja por artistas nacionais ou internacionais. A verdade é que parece que ele é quase imune ao tempo, e suas composições são eternas, seja pela leveza de ouvir sua música, ou pelo que ela transmite. A verdade é que é quase impossível alguém ser imune a Tom Jobim, e nunca ter cantando ao mínimo uma composição sua!
Bob Marley
Eis o mais famoso compositor da Jamaica, o pai do reggae, e o nome quando muitas vezes procuramos por boas letras com melodias embaladas. Bob Marley é eterno, acredito que assim como todo compositor nessa lista. Afinal, músicas e letras embalam momentos e fazem memória! E é certo, que Bob Marley marcou muitas vidas, e todo um ritmo que vem após ele, seguindo como referência, e colocando a Jamaica no mapa de uma vez por todas.
Luiz Gonzaga
Para mim, a representação pura do Nordeste! Quem aqui nunca saiu por ai cantando (e sentindo) Asa Branca?! Afinal, ele não apenas compõe músicas com boas letras, mas trás toda a representatividade do povo Nordestino em suas canções. Existem verdades ditas em belos trechos que até para quem tá longe faz sentido. Eu moro no Sul e mesmo nunca tendo vivenciado aquilo consigo sentir pela expressão da música qual é afinal a terra dele, quais dores, dificuldades e alegrias por lá existem.
Frank Sinatra
Acho que ele sem dúvida ganha o título de Meu compositor favorito da vida! Afinal Moon River que é a música que eu mais amo, é coisa dele ♥ Ele redefiniu a música nos anos 50 e 60, e até hoje é um dos nomes mais lembrados sempre! E sendo bem sincera?! Acho que todas as composições dele tem meu coração!
Renato Russo
O mais controverso dessa lista, ao menos para mim. Eu não consigo gostar dele como pessoa, mas não tem como ignorar a genialidade das composições dele. As músicas são simplesmente hinos de uma geração inteira, e não tem quem não tenha se apaixonado pela história de amor de Eduardo e Monica, ou torcido por um final feliz pro tal João de Santo Cristo.
Freddie Mercury
Sem dúvidas que o ano passado foi dele como muitos outros já foram! E Freddie Mercury mais uma vez provou ao mundo o quanto sua genialidade é atemporal. Se existe um adjetivo que possa defini-lo é que ele indiscutivelmente é único! E se existe uma verdadeira lenda dentre essa lista de compositores, creio que seja ele. Capaz de conquistar além do próprio gênero, e criar coisas realmente novas.
Pixinguinha
Obviamente um dos maiores compositores da nossa MPB não poderia ficar de fora. se você já ouviu falar de chorinho, posso te garantir que a culpa é toda dele! Vou até colar aqui porque eu mesma não saberia explicar a grandiosidade dele – …Misturando as valsas, polcas e modinhas executadas pelos chorões no começo do século 20 com elementos afro-brasileiros, sonoridades rurais e sua variada experiência profissional como instrumentista, Alfredo da Rocha Vianna Filho – ou, simplesmente, Pixinguinha – definiu a forma musical do choro.. Brilhante né?! Sou fã
Alan Menken
Dá licença que eu to falando de um gênio! Esse cara é simplesmente um dos compositores da Disney ♥ E particularmente das trilhas sonoras dos filmes que marcaram minha infância, afinal ele comandou A Bela e a Fera, Aladdin, Pocahontas, A pequena Sereia.. E posso dizer amo as letras dessas músicas, canto todas até hoje. Tem profundidade e verdade ainda que seja para crianças
Cartola
O que seria da boêmia, da malandragem e do samba, sem o nosso Cartola?! Os outros que me perdoem, mas para mim Cartola é o maior sambista da história! Tanto que, é inspiração para todos os outros que vieram após ele. Ou seja de renome e composição temos ele. Para quem quer começar a ouvir samba, ou saber mais, eu recomendaria começar por ele. Afinal, que arte linda é esse nosso samba Brasil.
John Williams
Eis aqui outro gênio das composições da sétima arte! Ele simplesmente é o compositor de Star Wars, é só por isso já sou fã dele. Porque de verdade, não importa de que geração você seja, eu tenho certeza que você conhece as músicas da saga! Afinal a marcha imperial é praticamente um hino, e nem mesmo a nossa ..luz na passarela que lá vem ela.. consegue ser melhor música de entrada que a de John Williams.
Vinicius de Moraes
O que seria da Bossa Nova sem Vinicius de Moraes?! É como se eles fossem feitos um para o outro. Melodia, letra e sentimento se unem perfeitamente ao movimento. Fora todas as parcerias feito ao longo da vida com outras gigantes como ele. A verdade é que a poesia de Vinicius de Moraes ganhou melodia e é entoada até hoje por diversas vozes.
Chopin
Frédéric François Chopin ou para os íntimos, apenas Chopin. É um dos maiores pianistas, não apenas da era romântica, mas de todas as épocas. Suas composições eram feitas para o piano, e para quem ama música clássica, não dá para ficar sem as composições dele na playlist. E duvido quem aqui nunca tenha ouvido a marcha fúnebre, então né..
Tim Maia
Eis um dos maiores ícones da música Brasileira. Ele não apenas era compositor, mas também, instrumentista, cantor, maestro.. Era o time completo em um só, sabe como?! Ele tinha talento nato para a música e foi um dos responsáveis pelo Soul entrar no gosto dos brasileiros. E a verdade é que não tem quem não cante Tim Maia até hoje, é só colocar suas canções tocar que o coro sempre vem!
Paul McCartney
Para começar, o ponto mais importante, ele foi um dos Beatles. E por isso só, não preciso nem dizer que muitas das composições dele ganharam o mundo né?! Ele é um dos compositores ainda ativos dessa lista, e que continua lotando estádios. E o melhor de tudo é que existe uma multidão que entoa em coro as canções dele. Acho lindo de ver o atemporal!
Alceu Valença
Lá em casa a gente cresceu ouvindo Alceu Valença, meu pai gosta muito das composições dele, ou de qualquer artista que segundo ele tenha “música com letra”. Alceu Valença é um dos compositores que trás muita Brasilidade a cada obra dele, afinal ele faz um mix de rock com ritmos nordestinos como baião, coco, frevo.. Ou seja aposta certa para conhecer!
Bernard Herrmann
Falou em compositor da sétima arte, eu já to amando! Afinal eles criam composições que a gente vai associar o resto da vida com alguma cena ou personagem, ou mesmo vai querer de fundo para a nossa vida né?! Bernard Herrmann fez nada mais, nada menos que as músicas dos filmes de Alfred Hitchcock, Scorsese e Quentin Tarantino. Ou seja, Gênio!
Toquinho
Eu não sei se foi em uma folha qualquer que ele começou a compor as músicas dele, mas a verdade é que suas composições fazem parte do imaginário de todos os Brasileiros. Toquinho era mega amigo de Vinicius de Moraes, e isso já explica muita coisa da genialidade deles né?! É como se fossem o Tolkien e o Lewis da música. Arrisco me a dizer que toda geração vai cruzar com suas obras em algum momento.
Mozart
Para começar nós dois temos algo em comum – admiramos Maria Antonieta, haha Eles se encontraram no palácio de Viena quando Mozart tinha 7 anos e já era um prodígio musical. Afinal ele começou a compor aos 5 anos de idade, sério vocês imaginam uma criança de 5 anos compondo, ainda mais com maestria?! Fala sério, ele merece e MUITO um lugar honroso na lista de compositores. Suas composições são sempre descritas como extremamente complexas, ou seja, eu já disse que ele era um gênio?!
Cazuza
Outro controverso para mim, exatamente como o Renato Russo, não gosto dele como pessoa embora seja impossível ignorar a marca que ele deixou na música. A intensidade dele que me incomoda é o que torna as composições dele tão marcantes. Existe critica, existe opinião, existe poesia, existe intensidade, e acima de tudo existe um jovem imortal para música!
Hans Zimmer
Outro grande do cinema! Afinal suas trilhas são conhecidas mundialmente, e ele cria apenas! aquele tipo de música de impacto, sabe como?! Afinal suas composições incluem Piratas do Caribe, o Rei Leão, Gladiador, Homem de Ferro… fez sentido o impacto que o Hans Zimmer tem?!
Djavan
Eu lembro da minha tia ouvindo os cd’s do Djavan o tempo todo, sem parar. E sempre falando das letras das músicas dele. Dizem que suas músicas são conhecidas por suas cores, embora eu sinceramente nunca tenha entendido muito bem essa expressão. Mas a verdade, é que a poesia dele é tão única que quem conhece não troca mais!
Beethoven
Eis um verdadeiro Gênio das composições! Beethoven foi nada mais, nada menos que o compositor da Nona Sinfonia, a mais importante do Ocidente, e também predecessora da música romântica. E se não bastasse toda a obra e legado que ele deixaria no mundo, ainda compunha mesmo depois de ter ficado surdo. É como se Picasso de repente passa se a pintar mesmo que não pudesse mais enxergar, tipo assimmmm.. Dá para entender o quanto o cara é um gênio?!
Fê Smania
Pensa na pessoa com uma voz tão linda quanto o coração! Eu acho ela umas dos serzinhos mais incríveis ever, e isso reflete nas composições dela. Sigam ela, para conhecer mais, e saber o quão cada composição vale a pena. Ouçam Midnight Calls, e já salvem Coffe nas favoritas, e acompanhem ela que certeza que já, já ela nos agracia com mais!
Alfred Newman
Estamos falando aqui de um recordista da Academia, afinal Newman foi indicado nada mais, nada menos que 45 vezes (Meryl chora). E venceu em diversas delas, talvez vocês lembrem de O corcunda de Notre Dame ou O morro dos ventos uivantes por exemplo. Ele é uma daquelas lendas que a gente para e pensa: como alguém consegue fazer tudo isso?!
Zé Ramalho
Se vocês me perguntarem qual parte da discografia do Zé Ramalho eu sei, eu diria que é quase toda e mais um pouco. Meu pai sempre ouviu muito, e obviamente algumas eu sei de cor – Chão de Giz, Sinônimos, Avôhai, Entre A Serpente E A Estrela, Admirável Gado Novo, Sinais e minha favorita Mistérios da Meia Noite! É basicamente uma poesia extremamente Brasileira em cada composição, ou seja vale MUITO a pena.
Claude Debussy
Minha música clássica favorita é dele, e só por isso meu coraçãozinho diz que ele tem que estar aqui, haha Eu amo Clair de Lune, uma das minhas composições favoritas da vida, e ainda que seja feita apenas de sonoridade, ela possui alma, sonhos e memórias nela. É o tipo de sensação que raras pessoas conseguem expressar em sua obra.
Rita Lee
A rainha do Rock Brasileiro, a Ovelha Negra multifacetada, que domina gerações com suas composições. A maior verdade é que a música dela fala por ela, cheia de personalidade, verdade e genialidade. Admitam que afinal, Rita Lee poderia ganhar uma nome e até uma estátua na calçada da fama dos maiores do Brasil!
Humberto Gessinger
Esse é de casa, meu irmão é tão fã que é impossível que eu não saiba muito e mais um pouco dele. As letras de sua música são quase um hino de uma geração que encontrou no Rock Brasileiro um grito de liberdade, em canções cheias de verdade. Do tipo que você coloca na estrada e sai cantando alto no carro. Seja as suas composições de ontem ou de hoje, afinal o cara só fica cada dia mais brilhante!
Raul Seixas
Se temos a rainha do Rock, temos também o Pai do Rock! Esse sim, meu pai ouvia o dia todo, todos os dias, sem parar! Conheço Raul de fio a pavio, e seria impossível não coloca-lo nessa lista, afinal se o Rock tem um espaço tão grande no meu coraçãozinho, é porque o Raul despertou isso no meu pai, que despertou em mim.. e assim se segue, de geração, em geração. E esse poder de influencia não tem como passar despercebido!
Sandy
Minha favorita da vida! Quem me conhece sabe que talvez a unica artista que eu ame real seja a Sandy! Ela é tão linda por dentro e por fora, que obviamente suas canções refletem isso. Lamento para todos os outros dessa lista, mas, ela é definitivamente a melhor de sempre!
Roupa Nova
Aaaah esses meninos que tem todo meu coração, ou melhor todos os corações possíveis, afinal falar de amor é com eles mesmo! Eles são responsáveis por ser trilha sonora de todo mundo e mais um pouco. E posso ser sincera?! Foi o melhor show que eu já fui na vida, o repertório deles é imenso, as músicas são eternas, e coração palpita com cada letra deles, ouçam, apenas!
Ah e dica final aqui, joga esses nomes ai no Spotify, aperta o play, aumenta o volume e se joga! Ouve, canta alto, e dança sem limites! Não esquece de acordar a alma para ela ouvir junto, porque tem letra ai que vai mudar seu dia!